14 de set. de 2011

Configuração do teclado do Windows 7 e da Internet em Esperanto

Por Wander José na lista Esperanto Brazilo.

Com o presente vou tentar mostrar a todos como configurar as fontes especiais do Esperanto tanto para o Microsoft Word quanto para o teclado da Internet diretamente.

A) Vou começar pela configuração do Microsoft Word, que é mais fácil:

1 – Você vai ter quer acessar o seguinte site:

http://www.esperanto.mv.ru/Ek/index.html

2 – No campo à esquerda, há um ícone com o seguinte nome ek39inst.exe . O nome do programa é Esperanto Klavaro. Lembre-se de executar a versão 20-majo-2010 ou a mais nova que lá existir no momento da instalação.

3 – Clique em cima deste item e mande-o instalar dentro do seu computador.

4 – Após ele ser instalado, você vai ter que executá-lo dentro do seu computador, como é rotina nos programas. Aí é fácil, basta clicar em executar na caixa de diálogos.

5 – Depois de instalado, ele vai aparecer como um ícone dentro da sua tela principal (desconsidere-o) e outro como um ícone pequeno no canto esquerdo do computador (será este que você vai ter que usar).

6 – Para usar o teclado em Esperanto dentro do Microsoft Word, basta você clicar em cima do ícone no canto esquerdo quando estiver editando textos dentro do Word.

7 – Quando você escutar um barulho de “disposição”, significa que ele (o programa) já foi ativado para o teclado em Esperanto. Aí, clique na palavre e, logo em seguida, no x, para que ele apresente as palavras especiais em Esperanto, desta forma:

g + x → ĝ

s + x → ŝ

h + x → ĥ

c + x → ĉ

j + x → Ĵ

u + x → ŭ



Obs.: Funciona no Windows 7 também, eu pude comprovar pois o instalei no meu computador.

B) Para executar o Transliterator:

1 – Você tem que entrar na internet pelo Mozilla Firefox. Pois, o Internet Explore não o aceita.

2 – Vá na seguinte página http://www.benya.com/transliterator/

3 – Tente primeiro o ícone “Install”. Se ele instalar direto, tudo bem. Se não instalar, você vai ter que baixá-lo via “Download”. Após baixado, você terá que mandar instalá-lo. Mas, lembre-se, você tem que estar conectado na internet pelo Mozilla Firefox.

4 – Como eu vou saber, de fato, se o programa foi instalado corretamente?

Simples, quando tudo estiver concluído, você abrirá a página do seu Mozilla Firefox e apertará “Alt” + “A”. Vá ao ícone “Ferramentas” com o seu cursor. Caso apareça “Transliterator Options” dentro da última opção significa que a conclusão fora bem sucedida.

5 – Até aí, acredito, que tudo bem. Agora vem parte legal: colocar o programa para funcionar! Também é simples!

6 – Quando você estiver com o seu Mozilla Firefox aberto, clique no menu de Ferramentas e escolha a opção “Transliterator Options”. Neste momento, abrirá um balão de conversação que trará uma listagem de vários idiomas que podem se utilizados para a configuração do teclado. Escolha, como óbvio, o nosso querido Esperanto dentre aquelas opções.

7 – Feito isto, volte para o seu Mozilla Firefox e deixe o curso na barra de pesquisa. Neste momento, basta você apertar o “F2” que aparecerá uma linha tracejada ao redor do seu cursor. Isto significa que o programa foi ativado e escreverá com o teclado daquela língua que você previamente selecionou. Aí é fácil, basta clicar as fontes especiais do nosso Esperanto. Quais sejam:

g + x → ĝ

s + x → ŝ

h + x → ĥ

c + x → ĉ

j + x → Ĵ

u + x → ŭ

Funciona em tudo: dentro das mensagens quando você estiver escrevendo um email, dentro dos padrões de pesquisa no Google, Cadê, etc..

8 – E, por último, e soberanamente importante, ajude a aprimorar estes passos com sugestões. Assim, quem sempre saíra ganhando será o nosso amado Esperanto.

Ficarei feliz se você conseguir instalar e executar ambos os programas apenas com o passo-a-passo dado acima. Caso tenha alguma contribuições para simplificar este pequeno “manual” peço que me retorne para que eu possa corrigi-lo onde realmente ficou alguma coisa obscura ou mesmo equivocada.

Um enorme abraço, amikoj.

Kore salutas
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário